Domingo, 19/10/2008 aconteceu mais um encontro da JOGASAMPA. Chegamos aos 2 anos de existência, com altos e baixos, mas a cada encontro novas caras que aparecem para ficar !

Cheguei na Ludus Luderia por volta das 10:45 da manhã, estavam do lado de fora jogando o xadrez gigante o Paulo e o Alexandre, mestres da RPGArautos .

Na Ludus já estavam lá o Mauricio, o Renato e o Vitor. Batemos um papo e aos poucos mais pessoas foram chegando. Foi muito bom, acho que com uma a duas horas de evento o salão de baixo da Ludus já estava lotado !

Algumas mesas: Agricola, Ticket to ride: Märklin, Pitch car, Princess of Florence, Tikal, Fury of Dracula, Citadels.

Lá pelas 12:00 fui ao salão superior para organizar as mesas do campeonato, o pessoal chegou um pouco mais tarde, mas foi por um bom motivo, estavam aprendendo os jogos no centro cultural desde as 9 da manhã !

O Campeonato demorou um pouco para começar, estava programado para as 12:00 mas teve início por volta das 12:30, mais informações sobre o campeonato aqui.  Abaixo da para ver o prêmio e a concentração dos participantes

Aqui temos a premiação

Abelhudos x BaFo, ao fundo ratos & insetos x Prestigio
Aqui vemos os abelhudos versus Bafo
dupla prestigio contra gama no notre dame.
Ratos & Insetos x Gama no Hive
Aqui já o jogo final, Rocky & Hudson x BaFo
Na outra mesa se enfrentaram no Hive.
Festa de campeão, mostrando que a comemoração ia continuar!


Parabéns a dupla Rocky & Hudson pela conquista do primeiro campeonato organizado pela JOGASAMPA.

SOBRE O ENCONTRO

O clima foi muito legal, pessoas se conhecendo e interagindo, participando de mesas e explicando jogos para os demais. Tivemos também uma mesa de RPG oficial da RPGA, com o mestre Paulo, pena que não pude participar, mas numa próxima com certeza !
 

Destaque para a presença de figuras ilustres do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Tive a oportunidade de conversar e conhecer o Fabio Henrique, ele esta a trabalho por estas bandas e  como todo bom gamer fez um esforço pra participar do encontro. Tive a oportunidade de jogar com ele o Galactic Emperor, uma partida mais longa do que o normal mas uma boa partida.

Também tive a oportunidade de conhecer outro ilustre da lista bg-br e da ilha do tabuleiro, o Arnie, pena que não deu para jogar nada com ele, mas vi eles se divertindo na partida de Saboteur. Na próxima com certeza jogaremos algo !

Também tivemos a presença de um mineiro que veio para são paulo para participar do evento, amigo do Bernardo, espero que o mineiro tenha gostado do encontro, pena que não deu pra bater um papo com vocês!
 

Vale lembrar também o alto nível dos monitores e funcionários da Ludus, todos prestativos e motivados, sem este time com certeza o evento não teria sido o sucesso que foi.

Tivemos participação também do pessoal da Artgames que sorteou um recente lançamento para os participantes da Jogasampa. Foi sorteado o jogo O Grande Imperador. Aliás, já tava achando que ia sair de lá sem ganhar nada mas fui contemplado neste sorteio e recebi do próprio Guilherme o jogo ! !

A Ludus também sorteou couverts cortesias, obrigado a Ludus por mais este incentivo ao pessoal !  Pena que este eu não ganhei ! :(

SOBRE OS JOGOS

Bom, na parte da manhã eu fiquei acompanhando a galera do campeonato, vendo os confrontos, anotando os pontos. Durante o campeonato ainda consegui almoçar (pasmem, perder tempo almoçando), e jogar o Eketorp. Na partida de Eketorp participaram a Joyce, Rafael, Mariana, Clauver, eu e o André. Jogo bem divertido de controle de área onde você comanda uma tribo viking, e manda eles saquearem recursos dos campos de produção ou até mesmo dos fortes inimigos. Bastante conflito, sorte, lutas. Tudo isso com uma mecânica bem envolvente. Vitória para a Mariana, com a Joyce em segundo lugar, estas garotas mostrando que entendem também da filosofia viking ! !

Depois joguei uma rápida de Rattlesnake, um jogo que comprei para dar de presente para minhas priminhas no fim de ano mas que esta agradando a marmanjos também! O jogo é bem simples, um tabuleiro apertado com várias cobras desenhadas, nas cores vermelho, branco, amarelo, azul, verde. O jogador da vez joga um dado que irá indicar uma das cores. O jogador deve pegar um dos ovos magnéticos que tem em mãos e colocá-lo sobre uma cobra desta cor. No começo é bem simples, mas com o tempo fica bastante complicado colocar um novo imã no tabuleiro sem que os outros ovos sejam atraídos por ele. Se isto acontecer você retorna para sua mão todos os ovos que se uniram ao seu. Vence quem se livrar dos ovos primeiro.

Em seguida joguei uma partida de Frank's Zoo. Aproveitei a presença de um amigo que trabalhou comigo e trouxe a família para o evento para explicar este divertido jogo para eles. Jogamos apenas duas rodadas pois eles tiveram que ir embora, mas gostaram bastante do jogo e prometeram voltar nos próximos encontros. Antes deste eles jogaram Banco Imobiliário, Rattlesnake, Croquilone.

Depois da saída expliquei o Kingsburg para o Magoo e família, um jogo onde você deve coletar recursos e usar estes recursos para construir estruturas (religiosas, bélicas, etc) que vão te dar benefícios durante o jogo. Destaque para a coleta de recursos que é feita com rolagem de dados, onde você deve alocar um ou mais dados em membros da corte,  com esta influência o membro da corte lhe dará benefícios.

Após a breve explicação, voltei para uma partida de Galactic Emperor. Estreamos o jogo que o Pedro ganhou no campeonato. Um jogo muito bom de exploração especial, com espaço para conflito, alianças e estratégia. Jogamos eu, Pedro, Fabio Formiga, Fabio Henrique e Vitor. Neste jogo você deve construir naves, conseguir recursos, dinheiro, comida, produzir mais naves, invadir planetas alheios, fazer alianças, quebrar alianças.. enfim.. um ótimo jogo no tempo de duração ideal. Esta partida foi longa mas acho que da para jogar este jogo em 1,5 a 2 horas.

E por fim observei, tentando criar muita intriga, uma partida de Saboteur. Um jogo muito bom para turmas grandes onde você é um anão e a melhor parte do jogo é acusar os outros anões de traidores e sabotadores ! ! :)

RESUMÃO

> Valeu o apoio da galera da Ludus, e da participação do pessoal da RPGArautos e da Artgames.

> Parabéns a todos que participaram do campeonato pela motivação e vontade, em especial para a dupla Rocky & Hudson, vencedoras do primeiro campeonato realizado pela Jogasampa e ganhadora dos jogos Galactic Emperor e Notre Dame.

> Várias caras novas que espero rever nos próximos encontros

> em breve agendaremos o próximo evento !  

Para ver mais fotos clique no link fotos desta página.

Até a próxima, pessoal ! !